Aviso de Cookies - Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.
BR
BR
Em 2023, o MOS Convida, nosso programa de visitas a galerias, espaços e instituições de arte e arquitetura, realizou quinze encontros gratuitos. Para ficar sabendo sobre os próximos eventos, fique ligado no nosso blog e nas nossas redes sociais e assine nossa newsletter ao pé desta página – em 2024 vem muito mais por aí.
Entre os destaques dos passeios arquitetônicos esteve a visita às casas Domschke e Miani. A primeira foi projetada pelo arquiteto modernista Vilanova Artigas e a segunda foi o primeiro projeto brutalista de Paulo Mendes da Rocha. Outras visitas a ícones da arquitetura de São Paulo incluíram o Instituto de Arte Contemporânea (IAC) e o Instituto Moreira Salles (IMS).
Os bairros Jardim Paulista, Barra Funda e Santa Cecília foram cenário de passeios a pé com paradas em instituições de arte como as galerias Vermelho, Gomide&Co., Quadra e Mendes Wood DM, entre outras. Também organizamos uma visita à exposição de Rodrigo Cass, artista comissionado pela MOS, na galeria Fortes D'Aloia & Gabriel, e uma visitação à Bienal de São Paulo guiada pela Vão Arquitetos, responsável pela expografia desta edição.
Seis passeios à Fábrica de Dengo apresentaram o projeto arquitetônico de autoria de dois dos sócios da MOS, Manoel Maia e Matheus Farah, além da fabricação dos deliciosos chocolates da marca. O edifício é o primeiro em estrutura de madeira do Brasil, venceu dois Prêmios Saint-Gobain de Arquitetura e foi eleito o Interior Design’s 2021 Best of Year.
Os artistas Ana Mazzei e Renato Rios abriram seus ateliês para o público e contaram um pouco sobre seu processo criativo. A paulistana fez uma visita guiada a seu espaço de trabalho em Cotia e o brasiliense na zona Sul de São Paulo. Ambos criaram obras comissionadas para a galeria privativa do Melo Alves 645.
Para celebrar a impressão de nova tiragem do Pequeno Guia Notável de Pinheiros, que teve patrocínio da MOS e foi produzido pela Refúgios Urbanos, promovemos um bate-papo no Unibes Cultural, próximo ao nosso projeto Sabino, contou com a presença da arquiteta Camila Raghi, da Refúgios Urbanos, do jornalista e colunista da Folha de S. Paulo Mauro Calliari e de Bianca Antunes, autora do livro infantil “Vou a pé”. “A ideia é colocá-lo debaixo do braço e sair sem lenço e sem documento descobrindo o bairro. Essa mistura de antigo, contemporâneo, boa arquitetura, vida cultural interessante, gastronomia intensa. Quem não é apaixonado por Pinheiros?”, disse Raghi na ocasião.