Curadores da Biblioteca MOS indicam seus títulos favoritos
Ciro Miguel, João Sodré e Juliana Braga escolhem exemplares do acervo
Localizada na loja do Sabino, nosso edifício em obras em Pinheiros, a Biblioteca MOS reúne uma curadoria de livros de arquitetura que inclui exemplares raros e esgotados. O espaço também sedia rodas de conversa em torno da literatura, da arquitetura e do urbanismo. A seguir, os curadores Ciro Miguel, arquiteto e fotógrafo, e João Sodré e Juliana Braga, arquitetos, urbanistas e fundadores do sebo Berenice, dividem quais são os seus títulos favoritos do acervo.
Juliana Braga – Revista espanhola "Universum: De Vylder Vinck", edição 2, 2021
"Esta edição trata de uma única obra do casal de arquitetos belga Jan De Vylder e Inge Vinck – a casa onde moram e trabalham na cidade de Ghent, na Bélgica. A publicação entremeia o lugar privado, a vida doméstica e a rotina da casa com o processo de concepção, desenho e execução da obra, desvendando parte do modo de pensar os projetos e suas relações com o desenho e a experimentação, mostrando a casa como uma obra sempre aberta às transformações no tempo e às atividades dos seus habitantes."
Ciro Miguel – Revista “ABA-CAB: Amazonas” (Arquitetura Brasileira do Ano/Cadernos de Arquitetura Brasileira), edição 1, 1967-68
"A edição é dedicada à nova arquitetura do Amazonas. Trata-se de uma publicação rara que apresenta projetos com desenhos detalhados de Severiano Porto, Cesar Oiticica e Antony & Pereira da Cunha. É uma amostra significativa de uma arquitetura pouco conhecida, que funde técnicas modernas e tradicionais".
João Sodré – Coletânea "Holy Highway", do estúdio de arquitetura francês Studio Muoto, 2023
"Esta publicação reúne um compilado de textos e imagens que são fragmentos de artigos ou conferências, notas, descrições de projetos, fotografias de viagens e imagens de seus projetos. Um dos aspectos que gostaria de ressaltar é como uma abordagem específica possibilita uma aproximação da prática investigativa do escritório. Neste sentido, a diagramação do livro também merece destaque, uma vez que sua narrativa visual evidencia o processo de pesquisa".
A Biblioteca MOS está aberta a visitação na Loja MOS, localizada na Rua Capote Valente, 1323, em Pinheiros. O horário de visitação é de terça a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 9h às 18h (exceto feriados).