Conheça a praça que dá nome ao Sabino
O refúgio verde no coração da cidade inspira o projeto na rua Alves Guimarães
Em meio ao fervedouro cosmopolita da zona Oeste paulistana, a praça Horácio Sabino convida a diminuir o passo e apreciar o que passa despercebido a olhos apressados. É esse pedaço sereno da cidade que inspira e também nomeia o projeto na rua Alves Guimarães, que fica a uma caminhada de poucos minutos da praça e tem uma das vistas mais invejáveis do entorno.
Em convívio harmonioso com espécies centenárias de eucaliptos, figueiras, flamboyants e ipês, a praça tem brinquedos para as crianças, zona exclusiva para cães, equipamentos de ginástica rústicos, áreas para diferentes atividades esportivas, horta comunitária e diversos bancos espalhados pelos seus 12 mil m2 de extensão. Com paisagismo cuidadoso, a praça aproveita habilmente a encosta do morro em que se encontra, sendo estruturada em diversos platôs. Ela também oferece refúgio aos seus frequentadores na sombra e no sol, seja para um piquenique, uma corrida, a leitura de um livro ou até uma festinha de aniversário ao ar livre.
Inaugurada nos anos 1960, a praça tem desenho original de Rosa Kliass, pioneira do paisagismo no Brasil e responsável por projetos em cartões-postais da capital paulista como a Avenida Paulista, o Vale do Anhangabaú e o Parque da Juventude. O nome vem do grande investidor e urbanista Horácio Sabino, responsável por um dos primeiros loteamentos pensados para serem exclusivamente residenciais na cidade, hoje conhecido como o bairro Jardim América.
Para além do uso individual, é também na configuração e manutenção dos espaços públicos, locais de convívio e troca, que as dinâmicas da cidade se pautam. A praça, recém revitalizada, recebe o cuidado atento da Associação Praça Horácio Sabino (PRHOSA), criada em 2012 por moradores da região e apoiada pela MOS, que acredita na importância dos espaços públicos na cidade.