Circuito de arte e arquitetura pela Av. Paulista
Um trajeto a pé pelo extremo norte da Avenida Paulista
Estreamos nosso circuito de arte e arquitetura a pé pela Av. Paulista e arredores em um dia de sol perfeito para ver a cidade. Guiados pela nossa consultora de arte, Cris Candeloro (@kolekti), começamos o trajeto no edifício do Instituto de Arte contemporânea fundado por Raquel Arnaud e projetado pelo arquiteto Felippe Crescenti. Lá, recebidos por Raquel Celso, vimos a exposição de Paulo Brusky e entendemos como o edifício que ja existentia ali foi reformado e adaptado para se tornar um espaço cultural.
A próxima parada foi na Galeria Vermelho cujo projeto de Paulo Mendes da Rocha com colaboração do escritório Piratininga Arquitetos, com sua fachada metamórfica, abriga atualmente a exposição coletiva ‘Casa no céu’. Dali, caminhamos até a recém inaugurada Gomide&Co que fica no térreo de um edifício no topo da Av. Angélica que passou por retrofit assinado pelo escritório AR Arquitetos. Thiago Gomide, fundador da galeria, nos recebeu e contou que os arquitetos também projetaram o espaço expositivo, criando uma continuidade tanto estética quando funcional entre o edifício e a galeria. Lá vimos a exposição "Teresinha Soares: um alegre teatro sério" que apresenta um conjunto de obras da artista mineira entre desenhos, pinturas e gravuras produzidos entre as décadas de 1960 e 1970.
Já no encontro da Av. Angélica com a Av. Paulista, bastaram alguns minutos andando para chegarmos ao Instituto Moreira Salles acompanhados pelo arquiteto Guido Otero, do escritório GOAA, que nos contou os detalhes arquitetônicos do edifício, pois, antes de fundar seu próprio escritório, colaborou no projeto feito pela equipe do Andrade Morettin.
Você também pode participar de experiências como esta, basta se cadastrar na nossa newsletter para receber os convites da nossa agenda cultural. Até a próxima.