O Pequeno Guia Notável de Pinheiros, recentemente reimpresso pela Refúgios Urbanos por meio de uma parceria com a MOS, é um compilado do que há de mais instigante sobre memória, cultura, arquitetura e história do bairro, para além da camada contemporânea mais visível de bares, restaurantes e comércios que têm ganhado popularidade ali nos últimos anos.
As quase cem páginas da publicação abrangem muito mais do que uma única característica, perspectiva ou identidade: ganha destaque a multiplicidade da região por meio de registros históricos, do trabalho de pesquisadores urbanos e da visão de quem a habita e compõe sua história. O Guia celebra a modernidade e a tradição que se fundem em Pinheiros organicamente.
A publicação reúne uma linha do tempo que data desde 1590, informações históricas sobre as ruas e os locais mais relevantes, um roteiro com os melhores espaços de arte e cultura, um inventário das construções mais importantes e uma lista com cantinhos escondidos do bairro – tudo acompanhado de mapas e fotografias.
“A ideia é colocar o Guia debaixo do braço e sair sem lenço e sem documento descobrindo o bairro, que tem essa mistura de antigo, contemporâneo, boa arquitetura, vida cultural interessante e gastronomia intensa”, pontua a arquiteta Camila Raghi, da Refúgios Urbanos.
Baixe aqui o seu exemplar.