Arquitetura Japonesa

Aviso de Cookies - Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.

Arquitetura Japonesa

Japão é o país o que mais venceu o Prêmio Pritzker, o Nobel da Arquitetura.

 

No próximo domingo (08 de agosto) encerram-se os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, realizados depois do seu adiamento, no ano passado, devido à pandemia do Covid-19. Sem a presença do público, a visita a pontos turísticos e arquitetônicos de Tóquio, uma das cidades mais vibrantes do mundo, também teve que, infelizmente, ser adiada. 

No campo da arquitetura, o país se destaca pela qualidade da sua produção. O Japão é o país que mais venceu o Prêmio Pritzker, o reconhecimento mais importante que um arquiteto(a) pode receber em vida.  A honraria é outorgada todos os anos a arquitetos e arquitetas cuja obra construída "tenha produzido significativas contribuições para a humanidade ao longo dos anos”.

Cerimônia Prêmio Pritzker 2017: Ryue Nishizawa (esquerda), Tadao Ando, Kazuyo Sejima, Rafael Aranda, Glenn Murcutt, Carme Pigem, Ramon Vilalta, Toyo Ito, Shigeru Ban. Image© Pritzker Architecture Prize.

Na lista japonesa estão Kenzo TangeFumihiko Maki, Tadao Ando, Kazuyo Sejima
Ryūe Nishizawa (SANAA), Toyo Ito, Shigeru Ban e Arata Isozaki, sendo Kazuyo e Ryue as únicas mulheres japonesas da lista, entre as (apenas) cinco mulheres que figuram a seleta lista ao longo da história da premiação, iniciada em 1979.  

No site destes escritórios é possível conhecer um pouco mais da produção de cada um, espalhada em todo mundo. Mas enquanto não é possível viajar e conhecer de perto um pouco mais dessa produção, separamos aqui alguns projetos para referenciar e homenagear uma arquitetura pela qual temos grande admiração. Confira!

Veja aqui a lista completa de vencedores ao longo da história da premiação.

NEW MUSEUM / Kazuyo SejimaRyūe Nishizawa (SANAA) / Foto Laurian GhinitoiuLeias mais: https://www.archdaily.com.br/br/792590/classicos-da-arquitetura-new-museum-sanaa
Banheiros públicos em Tóquio / Shigeru Ban / Crédito foto Satoshi NagareLeia mais: https://www.dezeen.com/2020/08/17/shigeru-ban-transparent-toyko-toilet-shibuya/
Benesse House Museum / Tadao Ando / Crédito foto Haruo MikamiLeia mais: https://www.archdaily.com.br/br/964361/o-arquipelago-das-artes-no-japao-obras-de-tadao-ando-em-naoshima

Fale conoscoPreencha os campos a seguir ou entre em contato diretamente com as seguintes áreas abaixo.

* campo obrigatório

Fale conoscoEntre em contato através do número: (11) 2110-3091
WhatsappTelefone de contato